Se você assistiu ao jornal nos últimos 15 dias, temos certeza que você já viu essa notícia abaixo:
Muita gente se impressionou quando viu essa notícia! Como pode uma obra de 34 mil metros quadrados ter sido finalizada em apenas 9 dias?
A resposta para essa pergunta não é exata! Mas se essa construção fosse uma receita o ingrediente principal seria a Construção Modular.
O QUE É UMA CONSTRUÇÃO MODULAR?
Aqui no nosso país, a maior parte das construções é feita de alvenaria. Tijolo, cimento e concreto. Essa cultura veio, em grande parte, dos nossos colonizadores, na Europa se construía assim.
Com o passar dos anos, a maior parte da tecnologia para engenharia que desenvolvemos foi voltada para a construção em alvenaria. Desenvolvemos muito, aprendemos, melhoramos as técnicas, mas sempre com foco no tradicional.
Este é um dos motivos para que uma construção feita em tão pouco tempo cause espanto em grande parte da população.
A Construção Modular não é algo novo, embora seja inovadora desde a sua criação. Existem diversas maneiras de aproveitar desse método de construção, dentre as mais comuns estão a pré-montagem e o container.
Para explicar em poucas palavras, podemos dizer que a Construção Modular é um método de construção mais ágil, mais preciso e que gera menos desperdício. E são por esses motivos que, com muito planejamento, se foi possível erguer duas estruturas de mais de 30 mil metros quadrados em 10 dias.
Então, chegamos ao nosso assunto principal deste artigo:
COMO USAR A CONSTRUÇÃO MODULAR EM CASOS EXTREMOS
A Construção Modular é usada, com mais afinco, em diversos países da Ásia e Europa há vários anos. Edifícios modulares feitos à partir de peças pré-moldadas fazem parte da rotina dos engenheiros, arquitetos e operários desses países.
Isso significa que, em casos de extrema necessidade como aconteceu agora na China, ela é sempre uma das primeiras opções.
Mas, por que a Construção Modular é tão viável?
Isso acontece pois, o mecanismo de construção ultrapassa as barreiras do canteiro de obras. As peças pré-moldadas, feitas em grandes fábricas e utilizando tecnologia de ponta, já chegam prontas para a instalação. Possibilitando assim, um canteiro de obra mais limpo, rápido e eficiente.
Outro motivo para isso é o valor total investido nessas construções. Quando se inicia uma construção usando a técnica modular é possível calcular o valor – quase exato – que ela custará. Isso, para um Governo, é de extrema importância.
Dito isso, eu tenho certeza que muitos de vocês devem estar se questionando:
E POR QUE ISSO NÃO É FEITO NO BRASIL?
Diversos fatores são responsáveis pela Construção Modular não ser tão utilizada em nosso país.
O primeiro deles já foi abordado nesse artigo: a falta de conhecimento sobre este método de construção.
Fazer o que você não sabe é muito mais difícil do que fazer o que você já sabe, certo? Bem, nem tanto assim!
Aqui em nosso país já existem diversas empresas que investem na Construção Modular e entendem o importante papel que ela pode desempenhar em casos de desastres naturais, epidemias, grandes eventos e até na construção cotidiana.
Um exemplo é o lugar que a construção com container vem ocupando dentro do mercado. Por sermos um país que abriga portos mundialmente importantes, a matéria-prima desse modelo de construção não é escassa. Pelo o contrário, garantir o reaproveitamento de containers “aposentados” é uma iniciativa sustentável.
Portanto, o que realmente falta para que a Construção Modular deixe de ser algo utópico, visto somente na televisão, usado apenas em países distantes, é o conhecimento, investimento e planejamento.
Não dá para “pescar” uma solução depois que um problema aconteceu. É preciso aprender a criar uma rede de soluções que seja adaptável a diversos problemas!
É ISSO QUE A RENTCON FAZ
Nós, da Rentcon Locações, temos orgulho de estarmos trilhando esse caminho há quase 10 anos. Temos orgulho de entender que a Construção Modular é uma saída rápida, eficaz e econômica para diversos problemas!
Somos especializados em Construções Modulares com container. Nossa equipe é preparada para te atender desde a construção do projeto, passando pela produção até a entrega dos módulos.
É por isso que estamos buscando, cada vez mais, levar conhecimento, informar, passar adiante o que sabemos sobre esse método de construção.