O que você sabe sobre construção em container? Leia a matéria e tenha dicas de arquitetura sustentável.
Os containers estão ganhando espaço e ficando cada vez mais comuns e populares. Em pouco tempo, vai ser comum encontrar projetos utilizando construção em container como elemento principal. Tá, mas e quanto a arquitetura?
Nesta matéria, você vai descobrir dicas para construir com os módulos navais, reunindo tudo o que você precisa saber sobre construção em container e design. Para inspirar seus projetos, ilustramos este guia com construções em containeres ao redor do mundo.
Design:
Os containeres são sinônimo de design diferenciado, rapidez na construção e sustentabilidade, além da economia. Detalhes como a altura e dimensões dos módulos podem confirmar ou repensar a decisão de construção em container.
Para definir com quantos módulos deve trabalhar e as adaptações que serão necessárias, nessa etapa é muito importante comparar a metragem ideal do projeto com a superfície que os containers oferecem. Este cuidado garante que projeto e execução estejam afinados.
A escolha ou especificação de materiais é importante para manter o projeto sob controle. Sabendo quais revestimentos, isolantes e até mesmo o mobiliário a ser utilizado é mais fácil seguir o orçamento do projeto, obter um design arrojado e evitar imprevistos.
Área, dimensões e empilhamento:
Os containers são geralmente medidos em pés, variando em 20 e 40. Os de 20 apresentam as seguintes dimensões: 6 m x 2,4 m x 2,6 m de altura, enquanto os de 40 variam em 12 m x 2,4 m x 2,6 m, 12 m x 2,4 m x 2,9 m e 6 m x 2,4 m x 2,6 m de altura.
As unidades são pintadas com tinta anti-ferrugem e encaixadas através de um sistema de engate. Os conteineres podem ser combinados, basta cortar o piso, paredes ou teto para criar aberturas e novas conexões.
O limite de empilhamento costuma ser de 5 (1 + 4). Mais andares exigem cálculos estruturais adicionais, que complexificam a construção em container.
Cortes (janela, portas, aberturas):
Em toda a construção em container, a mão de obra tem que ser especializada, mas deve ser destacada no corte de janelas, portas e aberturas, já que comprometem a estrutura do mesmo.
Todo recorte deve ser reforçado senão os painéis ondulados que sustentam o container desabam. Colunas e vigas também serão necessárias dependendo do tamanho das aberturas e cargas do projeto.
Recortes retangulares e em “L” costumam funcionar, mas é importante consultar um profissional antes propor modificações.