Construção com container: Dúvidas técnicas e frequentes em relação a localização, terreno, espaço e tudo mais.
Como falamos no primeiro post, que você encontra aqui, nesta série vamos esclarecer todas as dúvidas pertinentes a construção com container: terreno, espaço, localização, legalização e outras coisas. Para acompanhar a série “Perguntas comuns sobre casa container”, aqui vai a Parte I e a Parte II.
Na primeira parte tratamos sobre todos os aspectos relacionados ao terreno, agora vamos falar sobre a parte legal e financeira.
5. Resolvido o terreno, qual o próximo passo?
O próximo passo é um projeto.
Um projeto? Sim, isso custa dinheiro e não é muito fácil encontrar arquitetos que projetam construção com container.
Mas pense que você precisará de um projeto de qualquer modo quando for aprovar sua obra na Prefeitura.
A vantagem de um profissional é que ele poderá ajustar o projeto ao seu gosto e as suas necessidades.
Vai analisar posição solar, direção dos ventos, quantidade ideal de aberturas e assim por diante.
6. Preciso de aprovação do projeto na Prefeitura?
Não se engane com quem disser o contrário, você precisa da aprovação da Prefeitura.
Há grandes riscos de você ser multado ou ter a obra embargada sem a aprovação.
Cada município tem um procedimento próprio para aprovação, alguns mais rápidos e simples, outros mais lentos e burocráticos.
É importante se informar para saber como proceder.
Se seu terreno é em um condomínio, deve dar uma olhada na Convenção, pois algumas exigem determinados padrões estéticos.
7. Sendo necessária aprovação na Prefeitura, preciso de registro imobiliário depois?
Sem sombra de dúvidas. Toda edificação erguida em um terreno precisa ser averbada na matrícula dele e o fato de ser uma construção em container não muda nada.
Não confunda: Trailer é um veículo; container é um módulo de transporte de carga, que não se confunde com o veículo sobre o qual é colocado.
Por mais que o container seja transportável, ele não possui o mesmo nível de mobilidade de um trailer.
A não ser que você decida deixá-lo, indefinidamente, sobre um caminhão, o que não parece muito lógico ou prático.
Do contrário, ao ser instalado sobre um terreno, passa a ser considerado edificação.
Se um fiscal municipal bater em sua casa, vai ser difícil convencê-lo do contrário e provável que ele exigirá que você o transporte, para comprovar a mobilidade, o que importará em “descolá-lo” dos pilares e desligar todas as entradas e saídas de água, esgoto e energia elétrica.
Não o fazendo, está passível de multa e demais penalidades administrativas.
Não confunda: Construção com containers, com containers comuns, inteiros e não destinados a moradia, colocados em terrenos para fins de depósito.
9. Não tenho todo o dinheiro para minha construção com container. Consigo financiamento?
Infelizmente esse é um dos piores pontos quando se está falando em construção com container.
Não existe financiamento específico para esse tipo de construção e os comuns existentes para habitação não podem ser usados.
Se você possui dinheiro para comprar o terreno, mas não a casa, recomendamos que financie o terreno e guarde o dinheiro para a casa.
Alguns questionam sobre o Construcard, um financiamento para construção da Caixa Econômica Federal e que alguns outros Bancos possuem linhas similares, mas ele serviria apenas para as fases de fundação e acabamentos, não para os containers e recortes, além de os juros serem mais elevados e os prazos mais curtos.
Se você for servidor público, aposentado ou pensionista, há os empréstimos consignados, com juros mais atraentes também.
Mas a parcela, salvo algumas exceções, não poderá ultrapassar 30% de seus rendimentos e prazo máximo de 96 meses para pagamento, o que, algumas vezes, irá limitar muito o valor do empréstimo.
Fora isso, somente o famoso CDC ou empréstimos similares, com taxas que, hoje, ultrapassam os 5% ao mês e têm prazo de 60 meses para pagamento.
No próximo post de nossa série, vamos tratar sobre os próximos passos relacionados a moradia, tipos de container e recorte.
Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram (@rentcon) para mais notícias e novidades.